Expressão digital: a 6º linguagem do amor

by | Set 29, 2024

Tenho uma amiga que, a partir das nove da noite, envia-me cerca de 12 memes seguidos. Independentemente da minha resposta, ou da falta dela, ela continua a enviar.

Um dia deste, quando nos encontramos com o nosso grupo, alguém gozou com o facto dela parecer um pai a mandar videos que só ele entende. Ao que ela respondeu: “Eu só mando porque gosto de vocês.”

Ela tem razão, e provavelmente todos os pais o fazem na mesma linha de pensamento (mesmo que as vezes seja demasiado ao lado). Este fenómeno já tem um nome e é comparável a deixar um bilhetinho com o chocolate favorito de alguém num sítio onde será encontrado mais tarde, um ato que sabemos que vai despertar um sorriso no outro.

 

Chama-se Peebling:

Peebling descreve o comportamento dos pinguins, que oferecem pedras como gesto de afeto e ligação.

Ao fazê-lo, o pinguim revela a intenção de construir algo com o outro, como um ninho ou uma grutinha, não sei bem como chamam aos seus sítios, mas o que importa é que é uma forma corajosa de expressar a escolha de passar a vida em conjunto. Imagino que esteja a pensar: “Quem me dera que um amor me presenteasse com um tijolo.”

Embora talvez não tenha recebido um tijolo ou um pedaço de cimento de um amante (ainda), aposto que já recebeu um meme. Recentemente, este ato também é considerado Peebling. O termo foi alargado para incluir qualquer partilha digital, como memes, GIFs, vídeos e outros conteúdos digitais, como uma forma de demonstrar carinho e afeto.

A comunicação online, muitas vezes tratada como superficial, pode comprovadamente despertar sensações muito reais nas pessoas. Se, por vezes, essas sensações são negativas, como as experiências de muitos concorrentes de reality shows, elas também podem ser profundamente expressivas e significativas, capazes de nutrir relações, sejam elas românticas ou não.

 

 

Expressão Digital: a Sexta Linguagem do Amor.

Existem cinco linguagens do amor comummente conhecidas: Palavras de Afirmação, Tempo de Qualidade, Presentes, Atos de Serviço e Toque Físico. No entanto, a investigação tem discutido uma sexta: a expressão digital.

Foi o meu ex que me fez instalar o TikTok. Só de receber a notificação de que partilhava algo comigo sentia borboletas na barriga. De repente, na nossa relação, surgiu um universo de vídeos de 15 segundos que traduziam as nossas conceções de relacionamento e de parceiro ideal. Era uma maneira de explorarmos visões sobre o que poderia ser um futuro juntos, e às vezes uma revelação do porquê de esse futuro talvez não fazer tanto sentido assim. Esses conteúdos permitem comunicar e, ao mesmo tempo, deixar algumas coisas não ditas, eles podem traduzir compatibilidade de valores e de humor, mas também podem gerar discussões sérias e dúvidas sobre o caráter do outro.

Ao admitir que a expressão digital pode ser uma sexta linguagem do amor, estamos a aceitar como a tecnologia moderna e a cultura digital estão a transformar as formas como nos conectamos e comunicamos íntima e individualmente.

A verdade é que, após terminar o relacionamento, houve certos vídeos que não compartilhei, não porque não quisesse, mas porque a relação já não existia. O canal emocional que tinha com ele não é feito dos mesmos ingredientes que o da minha melhor amiga, e é neste situação que entendemos a expressão digital como única, mesmo quando partilhada, ela também deixa saudades.

 

 

Compatibilidade na Expressão Digital

A minha avó fica triste quando as amigas não deixam like nas suas publicações no Facebook.

Embora à primeira vista possamos desvalorizar isso e pensá-lo como superficial, a verdade é que todos desejamos ser vistos, valorizados e reconhecidos e as redes sociais podem satisfazer esses desejos através de ‘likes’, comentários, tags e outras interações.

É importante lembrar que nem todos expressamos o amor da mesma maneira, e não há nada de errado nisso. A pior pessoa em elogios pode ser a melhor a enviar-nos um meme que parece ter saído diretamente da nossa cabeça, e é ok ficar magoado se não obtivermos uma resposta a uma mensagem de chat.

Vale a pena é considerar como as nossas ações nas redes sociais podem impactar os nossos relacionamentos tanto como os nossos atos fora do digital. Admitindo que as demonstrações de afeto nas redes podem ser importantes para alguém que amamos, de certeza que vamos gostar da sensação de fazer esse alguém feliz, mesmo que não nos seja natural.

E se há coisa que a expressão digital nos mostra, seja ela do formato que for, é que mesmo sendo difícil comunicar completamente aquilo que sentimos dentro de nós, vale sempre apena tentar, sobretudo quando o objetivo é amar.

Afinal, quem diz que oferecer uma pedra não é uma ato de amor.

🐧💖

Gostavas de ter o teu texto publicado?

Sexy! Fala-nos mais de ti e/ou da tua ideia.